html templates

GUIA DEFINITIVO PARA CRIAR SEUS
TOURS VIRTUAIS 360 GRAUS

Aprenda a melhor forma de criar seu tour virtual

Um tour virtual não são apenas fotos 360 graus ligadas de qualquer jeito. Para mostrar bem seu ambiente você precisa analisar alguns pontos para tirar o melhor proveito do equipamento disponível e passar uma sensação real de passeio virtual ao seu visitante

Visualizador de Produtos em 360 graus



Como fazer um tour virtual em 360 graus?

O tour virtual em 360 graus é um conjunto de fotos ligadas programáticamente para exibir um caminho lógico para o seu visitante.
Apesar de ser feito apenas com fotos, existe toda uma lógica a seguir para se ter o efeito desejado e para isso você tem a ajuda do nosso Visualizador 360 Graus.

Visualizador de Produtos em 360 graus

O que é um Visualizador 360 Graus para tours virtuais?

Você pode pensar nele como um player de vídeo altamente especializado e criado específicamente para mostrar suas imagens em uma visualização 360 graus interativa. Resumidamente é um player de vídeo - mas melhor!

Agora que você já entendeu o que é um tour virtual e para que serve o nosso VISUALIZADOR SP 360, o próximo passo é saber quais equipamentos você precisa para criar sua foto 360 graus.

O que você vai precisar?

Clique nos icones para ver em detalhes

Câmera 360 Graus Portátil

Visualizador SP 360

O primeiro item e talvez o mais essencial é a sua câmera 360 graus.

É possível usar qualquer marca de câmeras, mas é importante se atentar a resolução de imagem que o seu modelo entrega, quanto maior a resolução da foto gerada, melhor será a visualização do seu tour virtual.

Tripé para câmera

Visualizador SP 360

Talvez o item mais ignorado entre os iniciantes na fotografia 360 graus.
Tente não usar tripés para câmeras convêncionais, pois elas tem a base muito larga e isso irá ocupar muito espaço na sua foto tirada.
Nossa indicação de uso, são os tripés de iluminação, pois são compactos e em sua base só tem o parafuso de fixação. Esse tipo de tripé vai deixar somente marcas pequenas no chão do seu local.

Smartphone

Visualizador 360 Graus



Você também vai precisar de um smartphone para fazer o controle da sua câmera de forma remota.
Antes de comprar uma câmera, confira se o APP dela é compatível com o seu celular. 

Papel e Lápis

Visualizador 360 Graus




Isso mesmo, os analógicos caderno e lápis serão muito usados no seu processo de criar um bom tour virtual

TIRANDO AS FOTOS 360 GRAUS NO LOCAL

Agora que você já tem todos equipamentos necessários, é hora de preparar o local onde você vai fotografar.
Alguns cuidados são muito importantes para melhorar suas fotos, independente do modelo da sua câmera. 

Visualizador 360 Graus

1ª Dica - Conhecendo o ambiente

Antes de montar seu equipamento e sair fotografando é muito importante que você saiba com antecedência o que será necessário fazer.

Caminhe por todos os espaços do local e se possível, desenhe uma planta simples, que vai servir de mapa para suas fotos e ajudar depois na criação do tour virtual.

Aproveite a caminhada e verifique se o local está limpo e apresentável, faça algumas correções se necessário, principalmente escondendo itens que não devem aparecer nas fotos, como objetos que pode identificar os moradores, no caso de imóveis residenciais.

Visualizador SP 360



2ª Dica - Acenda todas luzes do local

Parece óbvio, mas a maioria dos fotógrafos acaba deixando esse detalhe de lado e só percebem que sua fotografia não ficou bem iluminada, quando já estão editando as fotos em seu computador.

Durante sua caminhada de reconhecimento no local, acenda todos as luzes disponíveis mesmo que o dia esteja ensolarado. 

É mais fácil corrigir uma iluminada que uma muito escura.

Visualizador 360 Graus



3ª Dica - Abra todas portas e janelas

Um dos maiores erros de fotógrafos amadores é sair tirando suas fotos sem pensar na composição do ambiente.

É muito importante você saber que fotografia é luz. Sem uma boa iluminação, de nada vai adiantar um equipamento de milhares de reais. Sua câmera 360 graus não possue Flash e você não terá condições de colocar iluminação de apoio no local, sem que ela fique visível na sua foto.

Abrir todas portas e janelas vai permitir que a luz natural entre no espaço e compense a falta de iluminação interna de algum dos espaços, além de tornar seu tour virtual mais fluido para o seu visitante. Uma porta fechada significa "Não entre".

Visualizador 360 Graus


4ª Dica - A entrada é sempre o começo

Sempre inicie sua sessão de fotos seguindo uma ordem natural de caminhada. Imagine como o dono do imóvel recebe um amigo e lhe apresenta o seu imóvel, pois é essa impressão que você tem de passar.
O visitante sempre vai entrar pela porta e passar por obstáculos até chegar a algum lugar, não se pula da porta de entrada para o quarto, sem antes passar pela sala e corredores.

Você deve representar fielmente o caminho que o visitante faria se estivesse no local e tirando suas fotos nessa mesma ordem, vai facilitar o seu trabalho de montagem depois.

Visualizador 360 Graus

5ª Dica - Crie seu mapa mental

Para um bom resultado você saber onde posicionar sua câmera dentro do espaço. Pense em cada posição antes de tirar a primeira foto.

O principal conceito que você deve seguir, é o de sua posição seguinte SEMPRE deve ser visível do local anterior. Simplificando mais, na sua segunda foto, o local onde tirou a primeira tem de aparecer em alguma parte da foto atual e na terceira foto, o local da segunda foto tem de estar visível.

Observe que no rascunho da nossa planta, a foto 1 estão próxima a porta de entrada, mas não exatemente em frente dela.

Visualizador 360 Graus

O óbvio pode estar errado

Seguindo a lógica de começar pela entrada, você deve tomar cuidado com paredes próximas e obstáculos que não permitam a visualização do próximo local do seu mapa mental.

Visualizador 360 Graus

Ajustes sempre são necessários

Para esse caso, nosso fotógrafo apenas deslocou um pouco a câmera para que o local da foto 2 ficasse visível na posição 1. Não se preocupe, sua foto é 360 graus e ainda está próxima da entrada.

Visualizador 360 Graus
Visualizador 360 Graus

6ª Dica - Algumas fotos não serão tiradas

Alguns locais vão apresentar limitações que podem impedir a sua foto, seja um espaço não muito apresentável ou seja pelo orçamento do seu cliente não permitir a quantidade de fotos que você deseja.
Para algumas dessas situações, a orientação anterior de manter todas as portas abertas pode resolver seu problema. No nosso caso, temos uma área de serviço que não mostra muito mais do que se veria da posição da cozinha.
Essa solução pode ser usada também para banheiros pequenos, depósitos ou espaços bagunçados. Permita que o usuário entenda o espaço, sem necessáriamente entrar nele.


Visualizador 360 Graus

7ª Dica - Altura da lente da sua câmera

Uma boa foto 360 graus depende da altura das lentes da sua câmera. Imagine que essas lentes são os olhos do seu visitante e mantenha uma altura uniforme entre todas suas fotos.

Uma sugestão de altura para sua câmera é de 1,65m das lentes até o chão. Essa referência de altura é próxima da altura média do brasileiro.

Evite colocar sua câmera em cima de objetos como mesas, camas ou pias, isso vai alterar a altura de visão e pode causar estranheza para o seu visitante na visualização.

Fique atento para não cometer nenhum desses erros:

Visualizador 360 Graus

Objetos próximos ao tripé

Tente manter objetos e paredes longe do seu tripé.
Sua câmera deforma qualquer coisa que esteja nas extremidades e a área do tripé é uma das mais afetadas. 

Visualizador 360 Graus

Não misture texturas no chão

Não coloque seu tripé sobre superfícies diferentes como no nosso exemplo.
Além de causar a distorção citada antes, isso vai atrapalhar alguma edição que você precise fazer.

Visualizador 360 Graus

Nunca em cima de mesas, balcões e etc..

Colocar sua câmera em locais baixos como mesas, balcões e pias vai deixar o ponto de vista da sua foto irreal, principalmente se essa foto estiver entre fotos na altura certa.
Use o tripe correto!

VISUALIZADOR SP 360

Nunca no chão!

Nunca use o ponto de vista do chão para mostrar seu espaço se a sua intenção é simular o olhar humano. É uma altura de visão que não estamos acostumados e ainda pode estar associado a tombos e quedas.

8ª Dica - Várias versões da mesma foto

Em todas posições que você decidiu fotografar, faça várias fotos iguais e com configurações diferentes, isso vai te ajudar na hora de escolher a melhor foto para aquela situação.

Nunca use somente uma configuração de luz para todos espaços, pois cada espaço terá condições diferentes e o seu acerto de configuração na primeira foto, pode não servir para as próximas fotos.

Visualizador 360 Graus

Excesso de luz

Um local com muita iluminação vai "estourar" as partes brancas da sua foto e uma fez que essa região esteja toda branca, nenhuma informação tem como ser alterada, essa região se perde.

Visualizador 360 Graus

Tons médios

O mundo ideal na fotografia é conseguir fotos equilizadas entre claro e escuro, mostrando detalhes sem parecer escuro.
Uma foto assim permite que você edite sua imagem para melhorar contrastes.

Visualizador 360 Graus

Fotos escuras

Fotos mais escuras, tendem a entregar melhores contornos, porém isso trás junto muito ruído na imagens.
Ao clarear esse tipo de foto com edição, o nível de ruído com certeza será aumentado.

Ter várias versões de foto do mesmo local, permite que você faça uma escolha mais afinada e até mesmo permite que você faça algum recorte e edição entre áreas das fotos, caso faça isso, nunca altere as bordas da foto, pois a emenda dela ficará visível ao se transformar em 360 graus.

Um tipo de edição mais avançada é a criação de fotos HDR usando esse conjunto de fotos claras, médias e escuras.

Visualizador 360 Graus


Você pode conseguir essa variação de claridade alterando alguns parâmetros de configuração da sua câmera.
Na nossa escala de exemplo, foi usado apenas a compensação de brilho, mas se a sua câmera oferecer mais recursos, você pode controlar isso através do ISO e abertura de lente.

Analise nossa escala de brilho, clicando na imagem ou aqui.

Visualizador 360 Graus



9ª Dica - Aponte sua câmera para o lugar certo

Apesar de te entregar 1 arquivo de imagem, na verdade sua câmera, de fato são duas.
As duas lentes da sua câmera tem processamento separado e isso pode te atrapalhar se não se atentar a alguns detalhes.
Você terá de ter cuidado com o que mostra para cada lente, pois isso pode definir se a sua foto será aproveitável ou não. Veja abaixo algumas situações:

Visualizador 360 Graus

O centro da sua foto é a 1ª lente

Veja no manual da sua câmera, qual a indicação de qual das lentes é a principal. Ela sempre deve ser apontada para o local de maior interesse no seu espaço. 
As bordas da sua foto devem ficar apontadas em locais com menos destaque, por causa da emenda.

Visualizador 360 Graus

O centro da sua foto é a 1ª lente

Note que após a costura da sua imagem e a exibição dentro do tour virtual, sua foto vai iniciar exatamente para o centro de visão da lente principal. Você pode alterar essa posição no nosso VISUALIZADOR SP 360 mas é sempre recomendável que você se preocupe com isso na hora da foto.

Visualizador 360 Graus

10ª Dica - Faça backup das suas fotos

Imagine chegar em casa ou no seu escritório e perceber que uma sessão de fotos que levou algumas horas de muito trabalho foi totalmente perdida por algum problema não previsto, como uma queda da câmera ou até mesmo um furto?
Assim que terminar sua sessão de fotos, use o aplicativo de controle da sua câmera para costurar suas fotos e salvá-las em cópia no seu smartphone.
Também é aconselhável que você remova o cartão de memória da sua câmera e guarda-lo em algum outro local, separado dela.
Quanto mais cópias em lugares diferentes, mais seguro seu trabalho estará.

O que é a costura de fotos 360 graus?

Essa dúvida deve ter aparecido se você leu tudo até agora. Como dissemos antes, sua câmera 360 graus na verdade são duas câmeras funcionando separadamente. Você pode perceber isso fácilmente vendo o arquivo original gerado por uma Samsung Gear 360.

Visualizador 360 Graus

Foto original sem costura

Aqui você pode notar fácilmente as duas fotos tiras e fica mais fácil entender o porque de algumas fotos ficarem mais escuras de um lado que do outro. Em situações em que existe uma fonte de luz muito forte, tente não apontar somente uma lente para esse ponto, isso com certeza deixará sua foto com o branco estourado de um lado e muito escura do outro. Mire a lateral da sua câmera para fonte de luz, dessa forma, as duas lentes vão receber a mesma informação. No caso da Samsung, a lente principal gera a foto da direita e a secundária gera a foto da esquerda.

Visualizador 360 Graus

Foto costurada pelo software da câmera

O próprio aplicativo que está instalado em seu smartphone fará esse processamento de costura da sua foto, então essa é uma parte que você não precisa se preocupar. Se puder, confira esse arquivo ainda no local, assim você pode tirar outra foto se necessário.

Nesse exemplo, a lente secundária estava apontada para a janela ao fundo e isso gerou manchas mais escuras, justamente onde existe a sobreposição entre as fotos.

Visualizador 360 Graus

11ª Dica - Organize suas fotos no Computador

Usar o smartphone já se tornou parte do nosso dia a dia, facilitando a maior parte do nosso trabalho, mas é aqui nesse ponto que é muito indicado voltar ao seu computador de mesa.
Antes de criar seu tour virtual no nosso VISUALIZADOR SP 360 selecione suas fotos escolhidas e as separe em uma pasta, dessa forma você já consegue imaginar o caminho e ordem a seguir no tour virtual. Outro detalhe importante é que você vai pré-visualizar sua foto em uma tela grande, que vai mostrar detalhes impossíveis de serem exibidos na tela do seu celular.

CRIANDO SEU TOUR VIRTUAL

O Visualizador SP 360 vai te ajudar nisso!

Se você ainda não tem uma conta no nosso visualizador clique em "Criar sua conta", você pode testar nossa plataforma por 2 meses sem gastar nada. Se você já tem uma conta, faça seu "Login"

Visualizador SP 360

Faça "Login" na sua conta

Depois de criar sua conta e confirmar a autenticação no seu email você pode fazer login no seu Painel de controle.

Nele você terá acesso a todas ferramentas para criar seu tour virtual 360 graus, personalizar e visualizar seu Portfólio online totalmente gratuíto.

Navegue por todos ícones para conhecer suas opções.

Visualizador SP 360

Escolha o tipo de projeto

Como nosso VISUALIZADOR SP 360 é multi-formato você deve escolher o tipo de projeto que vai ser criado.

No nosso caso você vai selecionar a opção "Tour Virtual".

Você também pode conhecer o processo de criação das fotos de produtos visitando nosso página sobre Fotos de Produtos em 360 graus.

Visualizador SP 360

Nomeie seu projeto

Digite um título para o seu tour virtual 360 graus, isso é muito importante pois aparecerá nas miniaturas de compartilhamento em redes sociais e nos motores de busca como o Google.

Uma sugestão é usar o nome do local que está fotografado, mas você pode nomear como precisar.

Depois de preencher aperte o botão de "Próximo Passo" para continuar a criação do seu primeiro projeto.

Visualizador SP 360

Escolha suas fotos

Após confirmar o título do seu projeto uma nova página será carregada. Nela você deve selecionar sua sequência de fotos.

Você pode arrastá-las direto ao centro da página ou clicar no botão para abrir a caixa de diálogo do seu sistema operacional.

Leia as dicas da tela e siga o que elas dizem. O visualizador só vai aceitar fotos 360 graus em formato equiretângular.

Visualizador SP 360 Graus

Confira se está tudo certo

Depois que você carregar suas fotos, confira se está tudo como você precisa. Por padrão nosso sistema seguirá a ordem numérica das suas imagens.
Nessa tela você pode:

-Trocar o título das fotos
-Trocar a ordem de exibição
-Editar sua foto
-Deletar fotos erradas

Visualizador SP 360 Graus



Altere os títulos

O título do seu arquivo será usado dentro do tour virtual como nome dos locais que podem ser visitados.
Nessa tela, você pode alterar esses títulos simplesmente clicando em cima do título atual e digitando seu novo texto.

Visualizador SP 360


Reordene suas fotos

Sua lista de foto provavelmente não está ordenada como você deseja mostrar dentro do tour virtual. Aqui você pode colocar suas fotos na ordem correta.

Assim que carregadas, cada foto vai exibir um círculo vermelho com a sua posição atual e uma seta de 4 pontas, basta clicar em cima dessa seta e arrastar sua foto para posição desejada.

Visualizador 360 Graus



Edite suas fotos

Dentro do nosso VISUALIZADOR SP 360 você pode fazer algumas edições na sua foto.

Paramêtros como Brilho, Contraste, Exposição e Saturação podem ser modificados em cada foto.
Use essa ferramenta para clarear ou escurecer suas fotos se precisar.

Visualizador 360 Graus

Aguarde um pouco

Depois de fazer todas alterações que precisar em sua lista de fotos, clique em "Criar seu Projeto".

Aguarde alguns instantes até a mensagem da tela mudar e pedir a sua confirmação para o próximo passo.
Tenha um pouco de paciência pois esse processo pode ser um pouco longo se você tiver muitas fotos ou se seus arquivos forem muito grandes.

Visualizador 360 Graus


Seu tour já existe, agora configure ele

Depois de todo processamento pesado que nosso sistema vai realizar, sua última tela vai aparecer. Aqui você vai configurar:

-Hotspots
-Luzes
-Informações
-Configurações de uso


Seu editor pode ser acessado a qualquer momento, mesmo depois do seu tour públicado.

Colocando Hotspots entre suas fotos.

Um hotspot é um ponto visual que permite a passagem para outra foto.
Você pode inserir seus hotspots de passagem de duas formas:

Visualizador 360 Graus

Arraste a miniatura da foto até o local desejado

Na parte inferior da tela, você irá encontrar uma lista com as suas fotos. A foto que é mostrada no visualizador é indicada por uma borda verde na miniatura selecionada. Dentro do visualizador, leve sua foto até a posição desejada, vá até a lista e clique e arraste a miniatura da foto alvo até o local onde irá ficar a seta de transição.

Visualizador 360 Graus

Ou clique no ícone HOTSPOTS

Ao invés de arrastar sua miniatura, você também pode clicar no ícone que aparece na barra lateral.

Uma dica muito importante! Passe o mouse sobre as imagens e texto para exibir as dicas de tela.

Visualizador 360 Graus

Posicione o alvo

Usando qualquer um dos caminhos acima, uma nova janela será aberta com um novo visualizador localizado na foto destino.

Caso queria outra foto, basta selecionar a foto certa no menu logo acima. Ter a foto nomeada corretamente vai te ajudar agora.

Posicione sua foto na posição que seja abrir ao clicar no hotspot e clique em "Salvar"

Visualizador 360 Graus

Hotspot criado

Depois de criar seu hotspot um indicador vai aparecer na tela.

Se a posição dele não estiver correta, você pode clicar e arrastar esse indicador até a posição certa.
Você pode modificar isso até mesmo depois de publicado.

Visualizador 360 Graus

Edite seu hotspot quando precisar.

Clicando nesse indicador, vários outros ícone vão aparecer e você pode:
-Ir até o local marcado
-Alterar título e posição
-Deletar o hotspot

Visualizador 360 Graus

Agora a mágica acontece

Depois de fazer todas as configurações que achar necessário, basta clicar em "Publicar".

Pronto, seu tour virtual já está no e pronto para ser visitado e compartilhado.

Você também pode incorporá-lo ao seu site, veja um exemplo na nossa página de  Integrações do VISUALIZADOR SP 360.

Visualizador SP 360

Conhecendo seu Painel de controle

Depois que seu projeto for publicado, seu painel de controle vai mostrar seus ultimos projetos criados, aqui você pode:
-Editar seus projetos
-Deletar 
-Visitar seu projeto
-Copiar o link direto e o IFRAME
-Compartilhar o link direto
-Ver seu Portfólio Público
-Criar um novo projeto
-Acessar o menu de ajuda

Visualizador SP 360

Conheça seu Portfólio Público

Todo cliente do Visualizador SP 360 ganha um Portfólio público para todos seus projetos feitos.

Você pode divulgar essa página para seus clientes e personalizar as informações que aparecem na tela pelo seu "Painel de controle".

Nessa página, todos seus tours virtuais em 360 graus ficam acessíveis para seus visitantes, mas fique tranquilo, só você pode divulgar esse link. Então se não quiser que ele seja acessado, basta não divulgá-lo para ninguém.

Visualizador 360 Graus

Seus produtos na internet

Além do Portfólio público grátis, cada tour virtual recebe uma página web já com o player web incorporado. Perfeito para quem ainda não tem um site e quer começar a mostrar seus produtos.

Lembre-se que você pode pegar seu link direto e o código de incorporação pelo seu Painel de controle e no email de notificação que você recebe. Esses links não ficam disponiveis publicamente na sua página de projeto ou no seu Portfólio online, só você tem acesso.

Teste grátis nosso Visualizador SP 360

Criando sua conta no nosso visualizador 360 graus agora você tem 2 meses de acesso ilimitado para testar como como quiser!

Tem alguma dúvida?

Preencha os dados abaixo para que nossa equipe entre em contato com você.

© Copyright 2020 SEU PRODUTO 360 - Todos os direitos reservados