As lojas físicas ainda tem uma grande vantagem em relação ao varejo virtual, elas se destacam significativamente na conversão de vendas porque mostram seus produtos perfeitamente.
Então qual é a solução para igualar isso?
Mostre seu produto perfeitamente também! A foto de produtos em 360 graus é uma ferramenta que exibe seu produto em os todos ângulos e ainda interage literalmente com cada visitante do seu site.
A visualização de produtos em 360 graus é extremamente simples! É apenas uma sequência de fotos tiradas em ângulos diferentes.
Ao invés de mover sua câmera ao redor do produto, a câmera é montada em um tripé fixo e captura as fotos enquanto o produto gira em uma mesa giratória.
Depois da sequência de fotos capturada, você fará leves edições e usará um bom Visualizador de Produtos em 360 Graus.
Teoricamente você pode usar qualquer tipo de câmera para fotografar, mas o ideal é que ela tenha no mínimo o "Modo Manual", pois você precisará que as configurações permaneçam fixas em toda sessão de fotos.
Para esse guia, usaremos como referência uma Canon Rebel T2i com uma lente Canon 50mm F/1.8.
Um tripé para sua câmera é necessário para deixar seu equipamento perfeitamente imóvel enquanto você capta toda sequência de fotos. Qualquer tipo de tripé vai funcionar bem, mas recomendamos que o seu tenha opções de regulagem para configurá-lo perfeitamente.
Você pode usar dois tipos de iluminação para seu estúdio: Luzes estroboscópicas e Luzes contínuas.
As estroboscópicas piscam muito forte quando sua câmera dispara, parecido com o Flash da sua câmera do celular. As contínuas simplesmente ficam acessas o tempo todo.
Para esse guia usaremos luzes contínuas por serem mais fáceis de controlar para quem está iniciando. Estamos usando 2 Softbox quádruplos de 0,50mx0,70m e mais um Softbox simples de 0,50mx0,70m.
Qualquer tipo de base giratória com uma base circular pode ser usada, como aqueles pratos giratórios de bolos ou centros de mesa giratórios. É muito importante que o giro da sua mesa seja perfeitamente alinhado para que suas fotos fiquem perfeitas.
Para esse guia, usaremos a nossa Plataforma Giratória Automática da SEU PRODUTO 360. Com ela, todos os disparos serão feitos de forma automática e bem calibrada.
Para sua foto 360 graus ter um fundo branco uniforme você precisa criar um "fundo infinito" para o seu cenário e essa é a parte mais barata do nosso processo.
Você pode começar com alguma folha de papel branco, cartolina ou materias parecidos, desde que tenham uma superfície lisa e somente com uma cor.
Agora que você já tem todos equipamentos necessários, é hora de preparar o seu estúdio fotográfico.
Você não precisa ter um grande espaço, uma pequena sala ou escritório geralmente são o suficiente para você fotografar produtos de tamanho razoável.
Certifique-se que todas as luzes do local estão desligadas e janelas e portas estão fechadas para que não interfiram na iluminação que você vai configurar.
Como esse guia se destina aos principiantes, vamos usar uma configuração muito simples e barata de se fazer.
Separe uma mesa ou bancada para montar seu equipamento. Em cima dela, coloque sua mesa giratória de forma que sobre espaço para colocar algum apoio ao fundo, ele servirá para prender na nossa cartolina branca.
Posicione sua folha de cartolina de forma que ela fique perpendicular ao nível da mesa, mas tendo cuidado que a curva formada fique uniforme. Aqui usamos pregadores para fixar a folha junto a caixa de papelão.
Com a posição acertada e sua folha fixa, recorte o círculo onde ficará encaixada sua mesa giratória.
Provavelmente o espaço que você usou não é exclusivo para suas fotos e você precisará desmontá-lo em algum momento. É muito importante que você deixe anotado as configurações que você usou na sua melhor foto, dessa forma, numa próxima sessão fotografica, você pode reproduzir as mesmas condições.
Suas configurações serão diferentes das nossas, mas essa lista pode te ajudar a organizar esses dados e também servir como um guia de aprendizado:
-Velocidade do obturador: 1/8 seg
-Abertura do diafragma: F8.0
-ISO: 100
-Balanço de Branco: “Tungstênio” (cerca de 3200K)
-Altura da mesa giratória em relação ao chão: 1,05m
-Altura da câmera (centro da lente até o chão): 1,35m
-Distância da lente até o centro da mesa giratória: 1,00m
-Distância do Softbox esquerdo até o produto: 1,50m
-Distância do Softbox direito até o produto: 1,50m
-Distância do Softbox para luz de fundo: 0,50m
Se você sempre usou o Modo Automático da sua câmera, provavelmente isso pode te causar algum medo, mas fique tranquilo, é bem menos complicado do que parece.
Geralmente esse é o modo "M" na maioria das câmeras. Confira se é igual na sua, se não, consulte o manual dela para descobrir onde encontrar.
O Modo Manual é a única maneira de você manter o brilho e cor perfeitamente iguais em cada foto que você vai tirar.
Se a sua lente possuir esse recurso, não deixe de desabilitá-lo. Mantê-lo pode causar problemas em suas fotos, pois pode alterar o foco de imagem quando sua mesa giratória mudar de posição. Deixar essa opção habilitada fará com que algumas fotos fiquem desfocadas em relação às outras.
Se você usar o Balanço de Branco habilitado na sua câmera, cada foto pode ter uma cor diferente. Isso pode variar por causa da iluminação do local e até mesmo por causa da sua posição.
Para evitar esse tipo de mudança, você deve configurar manualmente o equilíbrio de branco, para que fique fixo em todas suas fotos. Sua foto não pode ficar nem muito alaranjada (cor quente) e nem muito azulada (cor fria). Veja alguns exemplos de como podem ficar suas fotos com esse tipo de regulagem:
Ligue toda a iluminação que você tem a disposição e acerte a posição de cada foco de luz. No nosso exemplo, posicionamos cada Softbox quádruplo 45º a frente do seu objeto, fazendo com que a luz fique uniforme dos dois lados. Também posicionamos o Softbox simples com ajuda de uma "girafa" para que seu foco de luz fique diretamente em cima da folha de cartolina, isso ajudará o fundo infinito aparecer. Defina o ISO da sua câmera em 100 para iniciar. Se a iluminação for suficiente, você não precisará alterar o ISO e isso deixará suas fotos com menos granulado.
É muito importante que você posicione seu objeto bem ao centro da sua mesa giratória, se não sua foto 360 graus ficará "oscilando" quando o objeto for girado.
Para produtos que são simétricos é até bem fácil acertar seu centro, basta pegar uma fita métrica e deixar as mesma medidas em todas as direções.
Se o seu objeto for irregular, você precisará de um pouco de imaginação. Você precisa pensar onde é o "centro de massa" dele e usar esse ponto para ser o centro do objeto, dessa forma, quando for girado, terá a mesma distância em todas as direções.
Um pontinho de poeira, uma marca de dedo ou um pelinho podem arruinar a sua sessão de fotos, então certifique-se que seu produto está bem limpo antes de partir para captação da sequência de fotos.
Você pode usar praticamente qualquer quantidade de fotos, mas considere que isso vai influênciar no tempo de carregamento do seu player. A maioria das pessoas fotografa 24 quadros, mas nós aqui preferimos 36 quadros, por deixar um tempo de carregamento ainda bom e um giro automático menos "fragmentado".
Quando estiver fotografando, tenha certeza que você não repetiu a mesma posição inicial, quando tirar a última foto.
Se você estiver usando uma Plataforma Giratória automatizada, basta selecionar a quantidade desejada de fotos e confirmar.
Agora, se você está fazendo de forma mais simples, terá de fazer algumas marcações no prato da sua mesa para que sirvam de guia das posições para cada foto que você vai tirar.
Nesse momento, o uso de uma régua e de um transferidor vão te ajudar muito.
Lembre-se que a lente da sua câmera deve sempre estar apontada para o centro da mesa, independente do tamanho do produto.
Se você optar por 24 fotos, a melhor forma de conseguir as posições certas é dividindo a circunferência da base por 24.
Nesse caso a conta seria 360º / 24 poses = 15º
Isso quer dizer, que você vai tirar 1 foto a cada 15 graus da circunferência da sua mesa. Marque com um lápis na lateral do prato a cada ângulo que precisa e coloque algum objeto para marcar a sua primeira foto, ela será a referência para todas as seguintes.
Com 36 poses, a forma de calcular é a mesma:
360º / 36 poses = 10º
Nesse caso você vai tirar 1 foto a cada 10 graus da circunferência da sua mesa.
Você pode tirar qualquer quantidade de fotos, mas sempre siga essa conta de divisão sobre a circunferência e tire cada foto somando o mesmo ângulo a cada uma.
Este é o padrão usado para maioria das exibições em 360 graus então é fortemente recomendado que você tire suas fotos usando esse sentido também.
Com certeza fotografar em RAW irá te dar mais opções de configuração, mas para ter um workflow prático, recomendamos que faça isso em JPEG. Seus arquivos serão menores e a edição será bem mais rápida.
Para esse guia usamos o Adobe Bridge para editar as fotos em lote, mas você pode usar o editor que mais lhe agradar. Usando a edição em lote, você aplicará suas mudanças em todas fotos de uma só vez.
A intenção da edição de imagens é deixar o fundo totalmente branco, ajustar o balanço de branco e cortar as imagens para o tamanho correto.
Selecione todas as suas imagens e clique com o botão direito do mouse, após isso, selecione "Open in Camera Raw ...".
Para editar em lote, selecione todas suas fotos mantendo pressionada a tecla Shift no teclado.
O balanço de branco ficou quase perfeito direto da câmera, mas para termos um fundo realmente branco precisamos aumentar um pouco o contraste e os realces da imagem.
Nesse caso também diminuímos um pouco mais a temperatura da foto para que ela fique menos "quente".
Provavelmente suas fotos tem um espaço lateral em branco muito grande, então podemos recortar as imagens para ficarem alinhadas a tela. Nesse caso usamos a proporção de 3:4, mas se você deseja que a foto 360 graus funcione bem em smartphones, recorte na proporção 1:1, dessa forma sua foto terá a mesma aparência em qualquer posição da tela..
Navegue pelas suas fotos para conferir se está tudo como você deseja.
Com tudo certo, agora é a hora de salvar suas imagens. Se tudo ocorreu bem, suas fotos tem uma sequência númerica em seus nomes. Isso é muito importante para que o nosso Visualizador 360 Graus reconheça as posições corretas.
Se você ainda não tem uma conta no nosso visualizador clique em "Criar sua conta", você pode testar nossa plataforma por 2 meses sem gastar nada. Se você já tem uma conta, faça seu "Login"
Depois de criar sua conta e confirmar a autenticação no seu email você pode fazer login no seu Painel de controle.
Nele você terá acesso a todas ferramentas para criar sua foto 360 graus, personalizar e visualizar seu Portfólio online totalmente gratuíto.
Navegue por todos ícones para conhecer suas opções.
Como nosso VISUALIZADOR SP 360 é multi-formato você deve escolher o tipo de projeto que vai ser criado.
No nosso caso você vai selecionar a opção "Foto de Produto".
Você também pode conhecer o processo de criação do tour virtual, visitando nossa página sobre Tour virtual em 360 graus.
Digite um título para o seu projeto 360 graus, isso é muito importante pois aparecerá nas miniaturas de compartilhamento em redes sociais e nos motores de busca como o Google.
Uma sugestão é usar o nome do produto, mas você pode nomear como precisar.
Depois de preencher aperte o botão de "Próximo Passo" para continuar a criação do seu primeiro projeto.
Após confirmar o título do seu projeto uma nova página será carregada. Nela você deve selecionar sua sequência de fotos.
Você pode arrastá-las direto ao centro da página ou clicar no botão para abrir a caixa de diálogo do seu sistema operacional.
É recomendável que suas fotos estejam nomeadas de forma sequêncial, pois isso ajudará o sistema a processar o seu pedido mais rápido. Normalmente sua maquina fotográfica já nomeia dessa forma, basta que você tire suas fotos na ordem correta sem pular nenhum ângulo.
Depois que você carregar suas fotos, confira se está tudo como você precisa. Por padrão nosso sistema seguirá a ordem numérica das suas imagens e isso é muito importante. Usando imagens desordenadas, seu player não vai funcionar corretamente, se precisar, renomeie seus arquivos de forma sequencial numérica nessa página antes de prosseguir.
Com tudo certo, clique em "Criar seu projeto" para criarmos seus arquivos.
Nosso sistema vai processar milhares de imagens para criar seu visualizador 360 graus, caso suas imagens tenham tamanho grande, esse processo pode levar alguns minutos, então não feche essa tela até que a mensagem da tela peça isso.
Você pode acompanhar o progresso do upload no loader que fica no canto superior direito da sua tela.
Depois de todo trabalho de criação, uma nova janela será aberta onde você vai conferir:
-Giro completo ou Meio Giro
-Se o mouse puxa para o lado certo
-Se vai girar automaticamente
-A velocidade do giro
Com tudo isso do jeito que você quer, clique em "Publicar" para tornar seu projeto público.
Pronto! Seu projeto está publicado e pronto para ser enviado ao seu cliente.
Lembre-se que você pode alterar as configurações do seu projeto a qualquer momento se precisar.
Você também pode incorporá-lo ao seu site, veja um exemplo na nossa página de Integrações do VISUALIZADOR SP 360.
Depois que seu projeto for publicado, seu painel de controle vai mostrar seus ultimos projetos criados, aqui você pode:
-Editar seus projetos
-Deletar
-Visitar seu projeto
-Copiar o link direto e o IFRAME
-Compartilhar o link direto
-Ver seu Portfólio Público
-Criar um novo projeto
-Acessar o menu de ajuda
Todo cliente do Visualizador SP 360 ganha um Portfólio público para todos seus projetos feitos.
Você pode divulgar essa página para seus clientes e personalizar as informações que aparecem na tela pelo seu "Painel de controle".
Nessa página, todos seus produtos em 360 graus ficam acessíveis para seus visitantes, mas fique tranquilo, só você pode divulgar esse link. Então se não quiser que ele seja acessado, basta não divulgá-lo para ninguém.
Além do Portfólio público grátis, cada foto de produto recebe uma página web já com o player web incorporado. Perfeito para quem ainda não tem um site e quer começar a mostrar seus produtos.
Lembre-se que você pode pegar seu link direto e o código de incorporação pelo seu Painel de controle e no email de notificação que você recebe. Esses links não ficam disponiveis publicamente na sua página de projeto ou no seu Portfólio online, só você tem acesso.
Criando sua conta no nosso visualizador 360 graus agora você tem 2 meses de acesso ilimitado para testar como como quiser!
Bibliografia e referências: Guia da Ecwid e Michael Allen
Clique nos icones para ver em detalhes